Powered By Blogger

sábado, 22 de outubro de 2011

Lenda do guaraná


A lenda do guaraná 

As tribos dos índios Maués eram as mais prósperas da Amazônia. Venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, as caças também, e as doenças eram rara. Tudo isso por causa de um curumim , que há alguns anos nascera naquela tribo.
Ele era o mais protegido de todos. Nas pescas era acompanhado por muitos - os pescadores desviavam dos rios as piranhas, os jacarés ou qualquer outro perigo. Mas, certo dia, toda a segurança foi embora: o Gênio do Mal apareceu em forma de cascavel e feriu o garoto. A tribo entrou em lamentação e em desespero.
Tupã, o Deus dos índios, atendeu a todo aquele lamento e disse :
- Tirem os olhos do curumim e plantem-no na terra firme, reguem-no com lágrimas durante 4 luas e ali nascerá a "planta da vida", ela dará força aos jovens e revigorará os velhos.
Os pajés não duvidaram, arrancaram e plantaram os olhos do curumim e regaram com lágrimas durante quatro luas.
Nasceu ali uma nova planta, travessa como as crianças, com hastes escuras e sulcadas como os músculos dos guerreiros da tribo. E quando ela frutificou, seus frutos de negro azeviche, envoltos de um arilo branco com duas cápsulas de cor vermelho-vivas. Diziam os índios:
- É a multiplicação dos olhos do príncipe!
E o fruto trouxe progresso da tribo. Ajudou os velhos e deu mais força aos guerreiros.
(Texto adaptado)
Imagem: www.overmundo.com.br
Texto original: www.pt.wikipedia.org

sábado, 8 de outubro de 2011

A origem do Guaraná


O guaraná é um arbusto originário da Amazônia, sendo encontrado no Brasil e alguns países vizinhos. As maiores plantações estão localizadas no estado do Amazonas. A cidade de Maués  é conhecida como a Terra do guaraná. Seu nome cientifico é paullinia cupana kunth e pertence a fámilia sapindaceae. O nome paulinnia foi atribuído por Carlos Lineu (botânico, zoólogo e medico sueco), ao genêro que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. È também conhecido como uaraná, guaranauva, guaranaina e guaraná da amazônia.
 O seu fruto possui grande quantidade de cafeína, chamada de guaraína, e devido as suas propriedades estimulantes e comercializado na forma de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem a casca vermelha e quando maduro deixa aparecer as sementes. Brevemente, irei postar a lenda do Guaraná, os efeitos terapéuticos e os refrigerantes a base desse fruto.

sábado, 20 de agosto de 2011

Guaraná garoto


SEJAM BEM-VINDOS!!!
Belém do Círio de Nazaré, do pato no tucupi, do açaí, da tapioca, do re-pá, do carimbó, do calipso, do techno brega, do ver-o-peso....e Belém do guaraná garoto!!!
 Pesquisando na internet achei muitos comentários sobre o Guaraná garoto do estado do Pará, e decidi criar este blog com a finalidade de mostrar para o Brasil e o mundo, o quanto este refrigerante é especial para nos paraenses, que vivemos em plena amazônia, terra-mãe do guaraná!!!
Afinal, Belém sempre foi destaque na produção de refrigerantes de guaraná..... Até o fabricante da coca-cola  apostou em uma marca só para nos nortista, o Tchaua, cujo slogan é ''o guaraná da nossa terra''. Também temos o guaraná soberano produzido no Pará desde 1926, o carimbó, o Flay, o cerpa, o micos, o samba, o gol, o yamada, o splash, o schim, o globo, o albano, riller.....fora os que deixaram de serem fabricados, como o guarasuco, o guaraná simões, o baré, etc.
O guaraná garoto é um dos mais antigos refrigerantes do estado do Pará e sua produção é voltada apenas para o mercado local, sendo muito bem aceito pelos paraenses. Atualmente temos as garrafas pets de 250 ml, 600 ml, 2000 ml e a ks de 280 ml, 600 ml (garrafa de cerveja) conhecido como baré.
Para o sucesso deste blog, conto com a participação de todos internautas. Opiniões, sujestões e colaborações serão muito bem aceitas!!!
E da-lhe Guaraná!!!